Caras(os) colegas
Estamos a terminar o ano de 2025 pleno de desafios e também dificuldades para a Medicina Interna.
Este é o mês em que começam a circular os vírus respiratórios na comunidade impondo constrangimentos nos Serviços de Urgência e elevada sobrecarga assistencial nomeadamente nos internamentos de Medicina Interna. É uma altura de pressão sobre os Internistas dado o papel nuclear que desempenham na gestão e atividade assistencial nos hospitais.
No mês de dezembro, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)volta celebrar o Mês da Medicina Interna. No dia 14 de dezembro, comemorou-se o 74º aniversário da SPMI. O dia foi assinalado pelo nosso Presidente, Dr. Luís Duarte Costa com uma importante mensagem reflexiva sobre o papel dos internistas na atividade dos hospitais e na sociedade civil.
Este ano a SPMI decidiu dedicar o Mês da Medicina Interna à formação e ao Centro de Formação em Medicina Interna (ForMI) que assinalou o seu 10º aniversário. No âmbito do aniversário da SPMI, foi lançado o Catálogo de Formação 2026 da responsabilidade do ForMI (Coordenador: Dr. Nuno Bernardino).
Outras atividades que decorreram durante o mês de dezembro:
- No dia 3 de dezembro, tivemos uma “Open Session “do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) com o tema Cuidados Paliativos Geriátricos.
- No dia 4 de dezembro, o Núcleo de Estudos de Obesidade realizou um “Webinar” sobre "Obesidade e Microbiota".
- No dia 11de dezembro, realizou-se a Sessão 5 da Escola Anual Virtual de Hepatologia cujo tema foi a Doença Hepática associada ao álcool. (Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado).
- Nos dias 12 e 13 de dezembro, decorreu a 7ª reunião Anual do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV).
Gostaríamos de deixar votos de boas festas e um ano de 2026 de reforço e afirmação da especialidade de Medicina Interna. Um obrigado especial a todos os Internista que irão trabalhar na época festiva do Natal e Fim-do-Ano.
Com os melhores cumprimentos,
Anabela Oliveira
Secretária Adjunta da SPMI