Caros colegas,
Começámos o ano debaixo de fogo, pressionados por um surto de Influenza especialmente precoce e especialmente agressivo. Os Serviços de Urgência e as nossas Enfermarias transbordaram largamente, comprometendo a capacidade de resposta dos Hospitais noutras áreas. A juntar-se a isto, o mau tempo fragiliza ainda mais os nossos doentes e deteriora a estrutura em que circulamos para os ajudar.
Seria quase uma tempestade perfeita, não fosse a boa notícia da chegada dos nossos novos Internos de Medicina Interna, que recebemos formalmente, em Lisboa e no Porto, com o Curso de Receção ao Interno.
No que respeita a eventos formativos, tivemos dois módulos da Escola Anual Virtual de Hepatologia e demos início à nova edição do Curso de E-learning de Dor Crónica.
Na área científica, quero realçar que foram abertas as candidaturas à Bolsa de Investigação para 2026, cujos prazos poderão consultar no site da SPMI. Contamos receber, como é habitual, projectos de elevada qualidade, que possam ter sucesso científico e que prestigiem a Especialidade.
Por fim, estão já abertas as inscrições e a plataforma de submissão de trabalhos para o 32º Congresso Nacional de Medicina Interna. Também para este, que é o evento Maior da SPMI e da Medicina Interna Portuguesa, contamos com a participação do máximo número de colegas e de Serviços.
Desejo a todos um resto de inverno mais ameno e, se não for antes, vemo-nos todos na primavera!
Com os melhores cumprimentos,
Vasco Barreto
Vice Presidente da SPMI