Caros Colegas,
Mais um mês terminou...mais um mês com muita atividade da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Em outubro demos início ao 5º Curso de Nutrição Clínica e continuámos com o módulo 6 do Curso Emergências e Urgências em Medicina Interna.
Nos dias 10 e 11 de outubro realizaram-se as XVIII das Jornadas do NEDF em Vila Real. Esta reunião contou com mais de 200 participantes e permitiu uma atualização multidisciplinar em diversos temas da área da Hepatologia. Foi efetuado um balanço muito positivo da coordenação do Dr. Paulo Carrola e passado o testemunho à Dr.ª Suzana Calretas. Nesse mesmo fim-de-semana realizou-se o Curso Básico de Medicina Intensiva na sede da SPMI e no seguinte tivemos mais um módulo da Escola Anual Virtual de Hepatologia.
A 16 e 17 de outubro, Espinho recebeu a 8ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria. A reunião contou, de igual modo, com mais de 250 inscritos. Foram discutidos temas clínicos e temas organizacionais o que tornou o encontro muito participado. Em concomitância decorreu o Curso Liderança em Organizações de Saúde. Ainda nessas datas, mais propriamente a 18 de outubro, decorreu a X Reunião Anual do NEDVP em Coimbra. Com o tema Novos Horizontes na Doença Vascular Pulmonar foram atualizados algoritmos de diagnóstico e tratamento.
Por fim e já no fim do mês realizaram-se mais dois eventos que demonstram a vitalidade da Medicina Interna. A 24 e 25 de outubro teve lugar a 19ª Reunião Anual do NEDM em Leiria. Os mais de 200 participantes demonstraram bem a importância da Medicina Interna na abordagem multissistémica desta patologia; a sua importância no tratamento dos doentes diabéticos em todo o Serviço Nacional de Saúde e em todas as Unidades Locais de Saúde. O mês formativo terminou a 29, com o webinar de encerramento de mais uma edição do CEUMI.
Que novembro seja tão profícuo e que a vitalidade e a importância da Medicina Interna na abordagem do doente como um todo seja um desígnio.
Fernando Salvador
Tesoureiro SPMI